fbpx

Como acalmar a mente

Ajahn Chah, um mestre da tradição Theravada, dedicou sua vida ao ensino da meditação e à busca da iluminação. sua palavras simples ecoam desde o século passado, oferecendo orientação atemporal sobre como acalmar a mente e encontrar a paz interior.

Uma das principais lições que o grande professor nos ensina é a importância da aceitação. Em vez de lutar contra nossos pensamentos, emoções e circunstâncias, ele nos ensina a acolhê-los com amor e compreensão. Quando aceitamos plenamente o momento presente, sem tentar modificá-lo ou resistir a ele, encontramos uma sensação de paz que vai além das circunstâncias externas.

Ajahn Chah frequentemente enfatizava a natureza impermanente de todas as coisas. Ele nos lembra que nada neste mundo é permanente, e que o sofrimento surge quando nos apegamos às coisas que inevitavelmente mudarão ou desaparecerão. Ao cultivar o desapego e aceitar a impermanência da vida, podemos encontrar uma liberdade interior que transcende as preocupações mundanas.

Assim como qualquer habilidade, acalmar a mente requer prática regular e diligente. Ajahn Chah nos encoraja a cultivar uma prática de meditação consistente, reservando um tempo todos os dias para nos conectar com nossa essência interior e cultivar a serenidade mental. Ele nos lembra que a verdadeira transformação ocorre gradualmente, à medida que nos comprometemos com a jornada espiritual.

Em um mundo cheio de distrações e preocupações, os ensinamentos desse grande instrutor oferecem um farol de esperança e orientação. Ao praticar suas lições atemporalmente sábias, podemos encontrar paz interior mesmo em meio ao caos da vida moderna. Que possamos seguir seus passos com humildade e dedicação, cultivando a serenidade mental que tanto desejamos.

Marcus Santos, Instrutor do Programa de Redução do Estresse MBSR