fbpx

O que é Mindfullness?

Qual é a diferença entre o mindfulness e as demais técnicas como a programação neurolinguística e a hipnose? O que será que diferencia o mindfulness dessas outras técnicas?

Existem muitos vídeos, podcasts e artigos na internet de pessoas disseminando práticas que teoricamente são milagrosas. Existem conteúdos que vão te dizer para experimentar uma certa técnica e que isso vai fazer com que você consiga atrair dinheiro, felicidade e abundância (as diversas falas no sentido de mudança de “mindset”). Há pessoas que erroneamente acreditam que à medida que você consegue pensar no que você quer, é possível concretizar isso na realidade.

É preciso tomar cuidado com todas essas fórmulas mágicas que nos são oferecidas para sermos mais felizes. Por vezes, o mindfulness pode ser confundido com essas outras técnicas, sendo assim, a primeira coisa que eu gostaria de ressaltar é que o mindfulness, ou meditação da plena atenção, não é uma fórmula mágica.

Não será por meio da meditação que todos os seus problemas vão acabar e que você vai ser uma pessoa 100% feliz, se tornando inabalável diante dos problemas da vida… Muito pelo contrário! Como você já deve ter percebido, os problemas vão continuar acontecendo, a diferença é a forma de como nós lidamos com os eles.

A primeira diferença entre a técnica de mindfulness e as outras terapias alternativas que estão em alta hoje é essa: o mindfulness não é uma fórmula mágica. Outro ponto muito importante a ser esclarecido é que nós também não pregamos uma pseudociência. Muitos métodos terapêuticos alternativos se utilizam dos argumentos das teorias da ciência tradicional para mascarar e vender um produto mágico que vai mudar a sua vida em pouco tempo. O mindfulness não é assim.

Nós temos mais de 500 estudos acadêmicos atualmente feitos pelas Universidades de Cambridge, São Francisco, Harvard, Stanford e Massachusetts. O mindfulness é embasado na neurociência e embasado também em todos os estudos da psicologia, principalmente a psicologia cognitiva. Nós temos um embasamento acadêmico e teórico para falar sobre os benefícios da meditação. Não disseminamos uma pseudociência verborrágica para prometer um milagre na vida das pessoas.

Outro ponto importante é que, dentro do mindfulness, você vai recolher os benefícios à medida que se dedicar. Isso significa que o seu esforço é que vai determinar a mudança que a técnica vai fazer na sua vida. Ao contrário de outras técnicas, na qual você sempre precisa de um terceiro para estar interagindo com você e investigando os seus problemas, na meditação mindfulness é você que tem que sentar no assento, na cadeira e se dedicar ao cultivo da meditação. Depende apenas de você e de mais ninguém, e é por isso que essa técnica tem sido tão difundida e indicada por médicos, psiquiatras e psicólogos. A meditação da plena atenção é de fato uma ferramenta que qualquer pessoa pode, por si mesma praticar, se auto conduzir e observar os benefícios.

Também é importante saber que hoje em dia existem muitas pessoas ensinando essa técnica de uma maneira superficial ou sem muita experiência, por isso é muito importante nós percebamos quem são as fontes que buscamos para nos informar sobre esse tema. Existem muitos falando sobre meditação e poucos falando sobre o que de fato é a meditação. Devemos sempre buscar ler livros de fontes que tenham tido professores experientes, escutar, ver vídeos e fazer práticas instrutores que tenha uma prática sólida e que já estejam há alguns anos praticando. O mindfulness não é uma terapia que substitui a psicologia e a medicina tradicional, e sim uma ferramenta de fato complementar.

Marcus Santos, Instrutor do Programa de Redução do Estresse MBSR