fbpx

A relação entre meditação formal e informal

Richard Davidson, conhecido por seu trabalho pioneiro na neurociência contemplativa, destaca a importância da meditação formal como uma ferramenta para transformar a mente e o cérebro. Em seus estudos, Davidson observou mudanças neuroplásticas em áreas do cérebro associadas à atenção, emoção e autoregulação emocional em praticantes regulares de meditação formal. A meditação formal, que geralmente envolve períodos dedicados e estruturados de prática, cria um espaço mental propício para o desenvolvimento da atenção plena e a construção de resiliência emocional. A meditação formal é como uma academia para a mente, um local dedicado à prática intensiva e à cultivação da presença plena.

O verdadeiro teste de nossa prática ocorre no cotidiano, na meditação informal que permeia nossas atividades diárias. A capacidade de trazer a atenção plena para as ações simples da vida cotidiana é fundamental para a integração dos benefícios da meditação formal no tecido de nossa existência. A meditação informal, no contexto do mindfulness, refere-se à prática de trazer a atenção plena para as atividades cotidianas e para a vida diária, em oposição a uma sessão de meditação formal. A ideia fundamental é estender a prática de mindfulness além do tapete de meditação e integrá-la à vida diária.

A meditação formal e informal, portanto, são interdependentes e se fortalecem mutuamente. A prática formal cria a base, oferecendo um espaço para o treinamento aprofundado da mente, o cultivo da atenção e a exploração das nuances da experiência presente. Esse treinamento, por sua vez, prepara o praticante para aplicar a atenção plena no contexto da vida diária, durante atividades rotineiras como caminhar, comer, ouvir e interagir.

Ao integrar a meditação informal, os benefícios da meditação formal tornam-se mais tangíveis em situações do mundo real, como lidar com o estresse, gerenciar conflitos e promover relacionamentos mais saudáveis. A meditação não é uma prática isolada, mas uma jornada contínua que se desenrola em diferentes contextos. A interação dinâmica entre meditação formal e informal proporciona uma base sólida para a transformação pessoal. A meditação formal fortalece a mente, enquanto a meditação informal a aplica no contexto da vida diária. Essa sinergia cria uma abordagem holística, enriquecendo não apenas a experiência de meditação, mas também a qualidade de vida em geral.

Marcus Santos, Instrutor do Programa de Redução do Estresse MBSR