fbpx

Perguntas e respostas 

Como funcionam os encontros ao vivo?

Os encontros ao vivo acontecem no mesmo formato que iremos desenvolver on-line. No ambiente virtual, conseguimos reproduzir todas as atividades de maneira fidedigna ao modelo presencial graças à plataforma Zoom.

Qual o formato do programa? A que tipos de material terei acesso?

O programa traz o formato de aula semanais, com duração de 2h30 ou 3h, pelo período de 8 semanas, sendo 9 encontros por incluir um dia inteiro, onde conduzimos um retiro (normalmente um domingo entre a aula 6 e 7). A natureza do programa é essencialmente prática, há alguma apresentação teórica, porém sabemos que os melhores resultados vêm da construção de uma prática consolidada. As aulas são dinâmicas, cada uma trabalhando um tema central, por exemplo: percepção, comunicação, reatividade ao estresse, resposta ao estresse, etc. ..
O MBSR é um programa evolutivo, e conta com uma das metodologias de ensino mais modernas, baseada na construção da prática, na experiência direta e no “inquiry”.
Oferecemos o material de apoio com apostila e áudios de práticas a serem trabalhadas, que são entregues conforme o avanço do programa.

O que é oferecido na palestra inicial? Porque é necessário assisti-la?

A palestra inicial oferece um panorama acerca do que é a plena atenção, dados estatísticos, o funcionamento do programa de oito semanas, suas origens e suas indicações. É importante assistir para realmente avaliar se é o caso de comprometer-se com o curso, se esse é um bom momento em sua vida para dar este passo.

Minha mente não para, vou conseguir meditar?

Há realmente pessoas com a mente mais agitada do que outras, porém a meditação é, provavelmente, o melhor caminho para se conseguir melhor concentração, melhor rendimento, e maior auto regulação. Ainda que para algumas pessoas possa ser um pouco mais desafiador, a prática da meditação é um caminho de extrema importância enquanto possibilidade de melhor administrar a agitação mental, a sobrecarga sensorial e o caos emocional. Com a prática da plena atenção, adquirimos uma importante ferramenta que nos auxilia a administrar melhor os recursos de nossas mentes. Os benefícios se estendem a qualquer pessoa. 

Quais são os benefícios comprovados do programa?

O benefícios do programa são melhor manejo diante de situações estressantes, melhoria no sono, nos quadros de depressão, ansiedade e angústia, manejo mais eficaz de dores e sintomas crônicos, entre outros. 

Para quem esse programa é indicado?

Este programa é indicado para todos que estiverem com dificuldades de enfrentamento dos desafios diários diante do estresse e para aqueles que desejam um aprofundamento no processo de autoconhecimento.

Por que devo fazer o Programa de Redução do Estresse?

Para observar todo o processo reativo e aprender a manejar melhor estresse encontrando respostas mais assertivas para os estressares que chegam a todo momento.

Quantas pessoas participam hoje?

A grande maioria das atividades da SVM é realizada graças à generosa colaboração de cerca de 60 voluntários. De 2006 até hoje, mais de 6.000 pessoas já foram beneficiadas com cursos, retiros, reuniões de meditação em grupo (Sanghas), palestras e Programa de Redução de Estresse-MBSR.

Como podemos conhecer mais o grupo?

Nosso endereço:
Sociedade Vi passa na de Meditação – SGAN Quadra 909 “E”, Asa Norte, Brasília – DF (Próximo ao UNICEUB e ao lado da Vara da Infância e Juventude) – Fone: 61 8481-2187

Aos sábados reunimos várias dezenas de pessoas para meditarem em grupo em nossa sede. O encontro que acontece aos sábados, a partir das 16 horas, consiste em: 30 minutos de prática de hatha yoga conduzida por professores. 45 minutos de meditação conduzida por instrutor da SVM.
30 minutos de esclarecimento de dúvidas relativas à prática.

Qual o diferencial em relação as outras formas de conhecimento interior?

O diferencial da Meditação Vipassa na em relação às outras formas de conhecimento interior é a desnecessidade de crenças em divindades para praticá-la. Basta ter um corpo e uma mente humana e vontade sincera de conhecer a si mesmo em todos os aspectos, sejam agradáveis ou não agradáveis. Podemos olhar com profundidade nossa realidade sem adicionar sofrimento mental desnecessário. A dor é inevitável, o sofrimento é opcional. As dores são os acontecimentos inevitáveis da vida: morte, doença, velhice, separação das pessoas que se ama. O sofrimento é o modo como reagimos a tais acontecimentos. Tal reação pode conduzir à sabedoria e libertação, ou à adição de mais sofrimento. Duas pessoas podem passar pelo mesmo fato, mas uma pode desenvolver um quadro traumático, enquanto outra não. Vemos isso em pessoas nascidas na mesma família ou submetidas a tratamentos dolorosos contra câncer. O sofrimento depende mais da reatividade de cada um do que dos fatos. Vale lembrar que o sofrimento está na mente, não está no mundo: pois o mundo é neutro.

Há quanto tempo a Sociedade Vipassana chegou em Brasília?

Os primeiros cursos de meditação Vipassana promovidos em Brasília aconteceram para amigos próximos, em 2006, na casa do atual Presidente, Régis Guimarães. A resposta das pessoas aos cursos foi tão positiva que naturalmente foram surgindo mais e mais interessados. Desses encontros surgiu uma rede de pessoas iniciadas na técnica, engajadas pela causa. Tocados pelos efeitos da meditação Vipassana em suas vidas, esses participantes formaram um grupo de voluntários motivados a aprimorar a prática e compartilhar o aprendizado. Assim surgiu a Sociedade Vipassana de Meditação
(SVM). Em 2008, a SVM realizou seu primeiro retiro e em 2009 começou a tomar o formato que tem hoje, com cursos, grupos de meditação coletiva (Sangha), yoga, palestras, retiros, Programa de Redução de Estresse-MBSR e cursos in company.

O que é Meditação Vipassana? É classificada como religião?
Meditação Vipassana, também conhecida como Meditação da Plena Atenção ou Meditação do lnsight, visa ao desenvolvimento da capacidade da mente de se desidentificar com os estados mentais
prejudiciais (tais como ansiedade, depressão, estresse) e estabelecê­-la no momento presente, usando quatro fundamentos: o corpo, as sensações, a mente e os objetos da mente.

O objetivo da Meditação
Vipassana é aprender a conhecer e ver as coisas como na verdade são sem apegarmos a ideias, pensamentos, opiniões e expectativas.

A Meditação da Plena Atenção é, portanto, um processo contínuo de abandonar as histórias contadas pela mente e observar a
experiência em primeira mão, percebendo como ocorrem os próprios processos mentais e corporais. Esse exercício de abandonar expectativas, apego ao passado ou ânsias quanto ao futuro para focar a mente nas partes do corpo ou na respiração (por exemplo) permite tranquilizar da mente, gerando momentos de compreensão mais profundos da realidade, além dos nossos condicionamentos.

Com o tempo, o praticante se torna capaz de observar os desejos e aflições mentais sem se identificar com eles, permitindo a adoção de
novas escolhas. Vipassana nos ajuda a liberar a mente das escolhas prejudiciais e aflitivas.