Técnica para controlar o vício em celular – Baseado em Mindfulness
Compartilho minha técnica para uso de qualquer objeto ou prática de qualquer ação. Venho fazendo isso há mais de 25 anos com excelentes resultados. É bem simples. Batizei de A Técnica do “Por Que?”, baseada no desenvolvimento da consciência.
Se eu estou bem consciente durante o dia e sinto vontade de pegar o celular, antes de pegá-lo, eu me pergunto: “Por que eu quero pegar o celular?” A resposta normalmente tem duas perspectivas: cobiça ou aversão.
Da perspectiva da cobiça, eu me pergunto: “O que eu quero ao pegar o celular?”. Algo no celular me chama atenção. “O que?”
Aqui há dois tipos de resposta:
(a) Imediata. Objetiva saber o que movimenta a mente em direção ao celular. Exemplo de pergunta: “Será que alguém me marcou no Instagram?”.
(b) Mediata. Objetiva saber o que se esconde atrás do primeiro movimento mental. Pergunta: “Ao querer saber quem me marcou no Instragram, o que eu realmente estou buscando? Aprovação? Distração?”
Da perspectiva da aversão, eu me pergunto: “O que eu quero evitar neste momento?”; “Como o celular está servindo como instrumento para evitar contato com algo no momento presente?”
Aqui também há dois tipos de resposta:
(a) Imediata. Objetiva encontrar o que se passa ao nosso redor que não queremos entrar em contato. Ex.: “Na fila do Detran, procuro o celular para ocupar minha mente.”
(b) Mediata. Objetiva encontrar a aversão interna ao que se passa externamente ou alguma inabilidade em lidar comigo mesmo. Ex.: “Não gosto de filas. Sinto-me ansioso. Como não sei lidar com a ansiedade, procuro o celular. O celular esconde minha inabilidade de lidar com meus sentimentos de frustração e ansiedade, minha ausência de treinamento mental em tolerância e aceitação”.
A Técnica do Por Quer? vai se desdobrando em diversos níveis de consciência.
(1) Se eu não estava consciente antes de pegar o celular, mas obtenho consciência de segurar o celular na mão, é a partir desse ponto que eu aplico a técnica e me pergunto: “Por que estou com o celular na mão?
(2) Se eu ganho consciência depois de passar uma hora no Instagram, é nesse momento em que aplico a técnica: “Por que entrei no Instagram?”; “Por que eu quero continuar?”
Para bem aplicar essa técnica, precisamos adicionar mais dois pontos:
(1) Nunca, nunca, nunca culpe a si mesmo. Não perca tempo e energia se culpando. Apenas largue o celular e redirecione sua energia.
(2) Ao soltar o celular, você reafirma seu poder pessoal, sempre disponível, em qualquer lugar e em qualquer momento, e você volta a ser senhor e senhora absoluta da sua vida e do seu destino. Ninguém manda em você. Ninguém lhe prende. Nenhuma pessoa, nenhum aparelho. Nada. Você é inteiramente livre para fazer ou deixar de fazer o que quiser.