Para passar no vestibular, basta estudar e meditar!
O mindfulness está em ascensão no Brasil, especialmente nas abordagens psicológicas contemporâneas, como a terapia cognitivo-comportamental. Reconhecida por sua eficácia no tratamento de diversas condições humanas, desde a depressão até a ansiedade, essa prática tem despertado interesse como uma ferramenta potencial para estudantes que enfrentam a transição do ensino médio para o ensino superior (Germer et al., 2015).
No último ano do ensino médio, os estudantes enfrentam uma montanha-russa de pressão e ansiedade. A iminente transição para o ensino superior e a preparação para exames cruciais, como o ENEM, adicionam uma camada extra de estresse a essa fase da vida.
Nesse turbilhão de decisões importantes e incertezas, o mindfulness emerge como uma ferramenta vital para auxiliar os estudantes a enfrentar os desafios emocionais e acadêmicos que enfrentam. Essa prática, enraizada na tradição ancestral e cada vez mais popular na psicologia contemporânea, concentra-se na atenção plena e na aceitação dos pensamentos, sentimentos e ambiente presentes (Kabat-Zinn, 2017).
Estudos têm demonstrado que essa abordagem não só reduz a ansiedade, mas também melhora o desempenho acadêmico, promove o autocontrole e fortalece a capacidade de tomada de decisões dos estudantes (Germer et al., 2015). Além disso, o mindfulness convida os participantes a se envolverem em um processo de autoconhecimento profundo, algo essencial para promover mudanças positivas em suas vidas. Ao aceitar e compreender seus pensamentos e emoções, os estudantes tornam-se mais capacitados para lidar com os desafios do dia a dia (Williams & Penman, 2015).
Ao integrar o mindfulness como uma prática preventiva nas instituições de ensino, podemos equipar os estudantes com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios emocionais com mais controle e resiliência. Isso não apenas alivia o sofrimento diário, mas também destaca o potencial do mindfulness como uma técnica eficaz de gerenciamento da ansiedade, com impacto não apenas para os estudantes, mas também para os profissionais de psicologia.
Então, se você é um estudante do ensino médio ou trabalha com eles, considere integrar o mindfulness em sua rotina. É uma jornada emocionante em direção à tranquilidade e ao autoconhecimento, e você não precisa embarcar nela sozinho. Estamos todos juntos nessa busca pela paz interior e pelo sucesso acadêmico!
Referências:
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Germer, C. K., Siegel, R. D., & Fulton, P. R. (2015). Mindfulness and psychotherapy. Guilford Publications.
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Kabat-Zinn, J. (2017). Full catastrophe living: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness. Bantam.
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Williams, M., & Penman, D. (2015). Mindfulness: Um guia prático para encontrar a paz em um mundo frenético. Editora Sextante.