RETIROs 2024
PRÓXIMOS RETIROS PREVISTOS
Para saber em primeira mão dos próximos retiros, entre no nosso grupo de WhatsApp!
A importância dos retiros de silêncio
Enquanto o silêncio é geralmente pensado para ser algo observável do lado de fora de uma pessoa, um estado externo, para os meditadores o silêncio é um estado interno que é sinônimo de meditação.
Com a quietude dos pensamentos e avaliações é possível entrarmos e permanece na concentração, unificando a consciência, o pensamento dirigido e a avaliação.
O silêncio acontece dentro de nós apesar dos estímulos externos. Isso é chamado de nobre silêncio. Quando nos sentamos e fechamos os olhos, o diálogo interno fica em silêncio durante a meditação.
O silêncio nobre é descrito como algo ou alguém que uniu três aspectos de seu ser, a saber, corpo, fala e mente. Tal união proporciona aos indivíduos a consciência de seu corpo inteiro e a compreensão de quem eles são e, no processo, permite que os outros também sejam quem eles são.
Não se trata, portanto, apenas da ausência de falar porque às vezes não falar não pode ser considerado nobre. Diz-se que isso leva a uma diminuição do pensamento e do exame para que a pessoa possa experienciar um estado meditativo caracterizado pela confiança interna e uma mente unificada.
Na Meditação Vipassana, o silêncio nobre pode ser catalisado se optarmos por participar de um retiro de meditação, e isso inclui o chamado silêncio na ação, que significa não fazer gestos ou o uso de ferramentas de comunicação como telefones celulares, computador e internet.