PAE
Conheça o programa Plena Atenção na Escola

VENHA SER CONDUTOR(A) DO MÉTODO PAE!

O PAE oferece um método de ensino da prática de Plena Atenção (mindfulness) a ser aplicado por Condutores(as)-Educadores(as) para alunos(as) em idade escolar de 1º a 5º anos, faixa etária de 6 a 12 anos.
A prática da Plena Atenção auxilia os educadores(as) e alunos(as) a obterem mais foco, concentração, promovendo um ambiente pacífico e colaborativo, trazendo bem-estar a todos.

Durante a formação os(as) educadores(as) recebem suporte para integrar a prática de Plena Atenção ao seu dia a dia, experimentam, treinam, interagem e compartilham a técnica a ser aplicada com seus alunos(as).

Durante toda a jornada o participante será apoiado(a) por nossa equipe de Facilitadores(as) e Monitores(as) para ampliar sua segurança.
Trata-se de um programa laico e baseado em evidências científicas. Tem sido aplicado em escolas do DF desde 2016, com resultados animadores para a comunidade escolar.

passos da Formação de condutores(as) PAE

Formação de Condutor( a) de Plena Atenção na Escola (PAE)

Passo 01 

MÓDULO A – DESPERTANDO A PLENA ATENÇÃO

Conhecer os fundamentos, as estratégias e as técnicas da Plena Atenção (Mindfulness), da Autocompaixão e da Compaixão. Início da jornada pessoal para trazer a prática para seu dia a dia. Desenvolver a habilidade de transformar respostas habituais negativas (ansiedade, estresse, ruminação, vergonha) em estados mentais positivos (felicidade, conexão humana, abertura, gratidão e perdão) ao se deparar com as situações desafiadoras da vida (profissional e pessoal). Permite, ainda, associar esse conhecimento e experiência ao contexto de sala de aula.

Passo 02

Modulo B – O método PAE como caminho para a Plena Atenção.

Habilitar-se a dar aulas e conduzir práticas de Plena Atenção, incluindo a observação da respiração, do corpo, das emoções e dos pensamentos, além de informações sobre o cérebro e qualidades do coração como gratidão, resiliência e perdão.
Durante o Módulo B você é orientado(a) a planejar a aplicação do método em sala de aula ou para um grupo de crianças, por meio da OFICINA. Assim, você vivencia o programa a partir do lugar de condutor(a) e se prepara para aplicar o método imediatamente.
O participante terá como atividade obrigatória para a certificação a produção de vídeo de aula aplicada em sala de aula ou simulada. Mas despreocupe-se que é para fins de praticar e exercitar o método, e você terá todas as orientações e apoio de nossa equipe de monitores.

COMO VAI FUNCIONAR A FORMAÇÃO DE CONDUTORES(AS) PAE 

AULAS INTERATIVAS AO VIVO (PELO APLICATIVO ZOOM)

As instrutoras do PAE apresentarão o conteúdo da forma mais leve para que se sinta seguro(a).
 

CALENDÁRIO E DEDICAÇÃO PESSOAL

Dedicação pessoal total de 56 horas, assim distribuídas:

  • Módulos A e B: Total 36h,sendo, 01 aula inaugural,15 aulas, 01 oficina e 01 Celebração, encontros de 2h, ao vivo e on-line (síncronas).
  • Atividades individuais recomendadas: 16h, práticas e exercícios, off-line (assíncronas).
  • Atividade avaliativa para certificação: 4h, off-line (assíncronas).

ATIVIDADES E
PRÁTICAS

Recursos oferecidos:
– Material de apoio para cursos e treinamento (meio virtual): Manual PAE, Livretos, Diário do participante.
– Atividades de apoio à prática: atividades de curta duração para proporcionar experiência, utilizando recursos como áudios de práticas conduzidas, vídeos explicativos, leitura de apoio.
– Roteiro de planejamento da aplicação do método.

O(A) participante receberá a certificação considerando:

• 75% de participação on-line(síncrona).
• Entrega de vídeo com aplicação de uma das aulas, com alunos(as) do público-alvo definido no Manual.
• Entrega de dois (2) trabalhos dissertativos solicitados em cada Módulo.

  • 50% de desconto sobre o valor integral, incidindo mais 10% sobre o valor com desconto para aqueles que se inscreverem até 10/03/2024.
  • BOLSA para Educadores(as): Educadores(as) da Secretaria de Educação, professores(as) da rede pública e privada, podem utilizar o cupom de 30% de desconto.
  • Bolsa social de 25, 50, 75 e 100%, sobre o valor integral, caso hajam desafios financeiros. Nessa hipótese, entrar em contato pelo email: pae@sociedadevipassana.org.br, explicando a situação específica e solicitando o percentual de bolsa necessário. O beneficiado deverá comprometer-se em comprovar a aplicação do Programa em sala de aula, por 06 meses.

Destaque

Investimento:

R$ 1.320,00
Desconto de 16,66% para inscritos até 10/03/2024 – R$ 1.100,00.
Educadores pessoas físicas e parceiros tem 50% desconto, utilizando o cupom indicado no ato da inscrição- R$ 660,00.
(Subsídio custeado pela Sociedade Vipassana de Meditação – SVM)
Formas de pagamento: PIX, Boleto, ou Cartão de Crédito: à vista ou parcelado em 05 vezes, sem juros.

GRUPO EXCLUSIVO

Após sua inscrição, você será incluído(a) em Grupo no WhatsApp, exclusivo para a turma do seu ciclo,  e receberá todas as informações sobre as atividades.

CONHEÇA NOSSAS INSTRUTORAS

ANA CLAUDIA MESSIAS

ANA CLAUDIA MESSIAS

Instrutora

Instrutora, Coordenadora e idealizadora do Método PAE desde 2016. Instrutora do programa de Mindful Teacher (Mindful School/EUA). Condutora do Método Eline Snel – Mindfulness Matters para crianças e adolescentes (AMT/Argentina). Além de participar dos cursos: The Power of Awareness (Jack Kornfield & Tara Brach/EUA); Mindful Educator Essentials, Mindful Communication, Self-Compassion for Educators (MS/USA).
CÍNTIA CALDAS

CÍNTIA CALDAS

Instrutora

Instrutora do PAE a partir de 2020. Instrutora do programa Cultivating Emotional Balance (SBI/EUA); Condutora do Método Eline Snel – Mindfulness Matters para crianças e adolescentes (AMT/Holanda). Condutora de Meditação (SVM/DF).
Especialista em Neurociência e Comportamento (PUC/RS), Mestre em Comunicação e Sociedade (UnB/DF), pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (PUC/RS).
FABIANNY STRAUSS

FABIANNY STRAUSS

Instrutora

Instrutora do PAE a partir de 2021. Facilitadora de Comunicação Não violenta. Professora em formação de Mindfulness e Compaixão para a Saúde (MBPM) Respiravida Breathworks. Condutora de Meditação (SVM/DF).
Além de participar dos cursos: Say What You Mean (Oren Jay Sofer/EUA), Mindfulness e Equilíbrio Emocional (Margaret Cullen e Gonzalo Brito), I Encontro Internacional de Compaixão em(SP).
Mestre em Enfermagem (UnB/DF).
LIÚ PEREIRA

LIÚ PEREIRA

Psicóloga Clínica

Idealizadora do Método PAE. Instrutora do PAE a partir de 2021. Instrutora de Plena Atenção para Crianças, com formação pela International Academy for Mindful Teaching (AMT/Uruguay). Formação de Mindfulness em Educação, Família e Saúde (Christopher Willard, HMS/ Colômbia). Especialista em Psicologia Analítica (IJEP).
PATRÍCIA

PATRÍCIA

Instrutora

Certificações em Mindfulness
Condutora de Meditação, pela Sociedade Vipassana de Meditação, em 2018, Brasil.
Instrutora de Mindfulness para Crianças, pela International Academy for Mindful-AMT Teaching (Holanda), em 2020, Uruguai.
Mindful Educator Essentials, pela Mindful Schools, em 2018, USA.
Instrutora do Programa de Mindful Teacher da Mindful Schools, 2019/2020, USA.
Autocompaixão para Educadores – “Self-Compassion for Educators”, pela Mindful Schools, 2021, USA.

Experiência Profissional em Mindfulness
Aprendiz e praticante de meditação desde criança.
Voluntária da Sociedade Vipassana de Meditação
Integrante da Equipe do Programa de Plena Atenção na Escola – PAE da Sociedade Vipassana de Meditação.

Instrutora de Cursos de Mindfulness para crianças na Sociedade Vipassana de Meditação.
Integrante da Equipe Organizadora de Eventos Infantis realizados pela Sociedade Vipassana de Meditação.

CARLA

CARLA

Facilitadora

Instrutora do PAE a partir de 2021. Condutora do Programa PAE em turmas de alfabetização, desde 2016. Praticante de meditação na SVM desde 2015, com participação em Cursos, retiros e MBSR. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1995. Graduação em Pedagogia e Licenciatura plena em História. Pós-graduação em Educação Especial com Orientação Inclusiva.

Seja um condutor(a)

Agradeço a vocês pelo empenho nesse projeto tão importante para desenvolver o autocuidado em nós professores e, principalmente em nossos alunos. Com certeza promoverá um despertar importantíssimo para a educação de forma geral.”

– Participante 2020

“Realmente acredito na transformação que a Plena Atenção pode realizar na vida dessas crianças que a aprendem. Na impotência inerente às crianças, por exemplo, numa situação de conflitos e até violência entre os adultos de sua casa, o recurso da Plena Atenção pode realmente retirá-la da dor dessa impotência, dar-lhe recursos para acalmar-se e possibilitar-lhe construir sua realidade almejada.”

– Participante 2020

Essa participação foi muito significativa para mim. Ter a meditação e o autocuidado como grandes aliados contra a pandemia. O que mudou a minha vida e da minha família pois começamos a praticar para valer a meditação assim que começou a Pandemia. Hoje praticamos 15 minutos diários. Obrigada por todo carinho com o meu processo de autocuidado, vocês foram fantásticos, consegui manter o equilíbrio mental!”

– Participante 2020