
APRENDA O MÉTODO JÁ APLICADO EM MAIS DE 60 ESCOLAS NO BRASIL
PLENA ATENÇÃO NAS ESCOLAS – PAE
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
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PROFESSOR(A), conquiste autoconfiança, paciência
e seja um veículo de paz em sala de aula!
do PAE entre 2019 e 2022, verificam-se os seguintes resultados:
98%
dos educadores relataram melhorias na vida pessoal, sendo que o relacionamento consigo (autoconfiança e autocompaixão) foi o item mais assinalado (37%), seguido de relacionamentos pessoais (24%) e relação com o trabalho (23%);
90%
relataram melhora no aproveitamento escolar dos estudantes;
96%
relataram melhora do comportamento dos estudantes em sala de aula;

99%
relataram o desenvolvimento de habilidades fundamentais, especialmente gratidão (18%), paciência (15%), não ruminação (15%) e menos julgamento (15%);
100%
relataram melhora na atenção dos estudantes;
91%
relataram melhora na relação dos estudantes com os educadores e funcionários.
VEJA O QUE DIZEM NOSSOS(AS) ALUNOS(AS):
“É uma alegria poder ser instrumento para o despertar da consciência, para motivar a atenção plena e para incentivar o autoconhecimento. E exercitar nosso próprio autoconhecimento e praticar a plena atenção, diariamente, mudou a minha vida!”
“Foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional. Espero conseguir aplicar o PAE na escola onde sou Orientadora Educacional. […] Tenho muita gratidão a todas as pessoas que participaram como formadoras, dos Módulos A e B.”
“Foi muito enriquecedor tanto para o meu trabalho como para vida particular. Sinto realmente transformações no meu dia a dia!”
FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA
Há 9 anos transformando a relação entre professores e alunos;
Mais de 400 educadores já participaram do programa;
Estima-se mais de 10 mil estudantes já impactados pelo programa.
PROGRAMA BASEADO EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS
Segundo estudos científicos¹, a adoção da prática regular da Plena Atenção tem demonstrado benefícios para alunos e professores, incluindo melhoras na:
O PAE se basea em experiências internacionais, como o MindUP, que já foi disponibilizado para cerca de 700.000 crianças ao redor do mundo e vem sendo avaliada por renomadas instituições², e o Mindful Schools.
A equipe do PAE conta com psicólogos e educadores qualificados e certificados em programas internacionais dedicados ao ensino da meditação Mindfulness voltada para professores e crianças.
¹SEMPLE, Randye J.; DROUTMAN, Vita; REID, Brittany Ann. Mindfulness goes to school: things learned (so far) from research and real-world experiences. Psychology in the Schools, Wiley Periodicals, v. 00, 2016. DOI: 10.1002/pits.21981.
¹RAHAL, Gustavo Matheus. Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 347-358, maio/ago. 2018. DOI: 10.1590/2175-35392018010258.
¹RODRIGUES, Bárbara Luana Silva. Práticas meditativas: contribuição à aprendizagem. 2014. Monografia (Especialização em Neurociências) – Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
² GOLDIE Hawn at Academic Festival: A call for society to min. Teachers College, Columbia University, 2015. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/articles/2015/april/goldie-hawn-at-academic-festival-a-call-for-society-to-min/. Acesso em: 21 jan. 2025.
COMO É O PROGRAMA
Para quem é o PAE? O programa é voltado para educadores que trabalham com crianças em idade escolar de 1º a 5º anos, na faixa etária de 6 a 12 anos.
Apenas professores podem fazer o PAE? Não. O PAE foi pensado para educadores em geral, incluindo professores, pedagogos, orientadores educacionais / pedagógicos, coordenadores de estabelecimentos de ensino e tem sido aproveitado por psicólogos, terapeutas, professores de yoga e instrutores de mindfulness que trabalham com crianças na faixa etária mencionada, além de pais e mães interessados em levar o mindfulness para o ambiente familiar.
Qual o formato do programa? Aulas pelo zoom AO VIVO 100% ON-LINE.
Dias e horários: As aulas acontecem às segundas-feiras, a partir do dia 10 de março de 2025 até o dia 7 de julho do mesmo ano, de 19h30 às 21h30.
Obs.: Não haverá aula no dia 21 de abril, em virtude do feriado.
Tem certificado? SIM, será emitido um certificado com carga horária de 60 horas, após verificação do cumprimento de frequência mínima (75% das aulas, com a câmera ligada) e entrega do trabalho de conclusão do curso.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Módulo A – Despertando a Plena Atenção: aqui acontece o seu despertar para a Plena Atenção. Apresentamos os fundamentos da técnica de Plena Atenção (Mindfulness), e você inicia a sua jornada pessoal, trazendo a prática para o seu dia a dia.
Módulo B – O método PAE como caminho para a Plena Atenção: este é o grande momento de praticar o que você aprendeu e experimentou no primeiro módulo. Neste momento você é apresentado(a) ao Manual PAE e tem a oportunidade de habilitar-se condutor(a) das 24 aulas e práticas de Plena Atenção a serem aplicadas com seus estudantes.
(1) a importância de observar a respiração;
(2) as três principais partes do cérebro que regulam nossas emoções;
(3) como desenvolver a Plena Atenção nas atividades diárias;
Estude pelo Manual mais didático e completo do Brasil!
(4) os Cinco Sentidos;
(5) as Emoções e Pensamentos; e
(6) as Qualidades do Coração.
COM QUEM VOCÊ VAI APRENDER
Ana Claudia Messias
Cíntia Caldas
Fabianny Strauss
Carla Cristina
Graduação em Pedagogia e Licenciatura Plena em História (UniCeub/DF). Pós-graduação em Educação Especial com Orientação Inclusiva (FATEP/TO). Especialização, em formação, em Psicologia Analítica (IJEP/SP).
COMO NOSSOS ALUNOS SE SENTEM APÓS O PROGRAMA:
“Esse curso me ajudou a mergulhar no autoconhecimento e descobrir a autocompaixão e atenção plena tem me ajudado diariamente na vida pessoal e profissional.”
“Estou encantada com a importância da meditação em minha vida, pois nunca tinha tido essa experiência, antes de participar de um dos cursos de meditação para iniciantes. […] Aprendi a ser gentil comigo, pois não sabia que poderia ser. Foram momentos que consegui parar para pensar em mim. ”
“Gostaria de dizer que o curso foi um início de uma nova fase. E quero que o bem que me fez faça a todos que eu puder alcançar, sobretudo na escola que atuo.”
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone: (61) 98481-2187.