Publicado em

Voluntários

A Sociedade Vipassana de Meditação – SVM é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao ensinamento da prática da meditação. A dinâmica de seu funcionamento e as atividades que desenvolve são fundamentalmente realizadas por meio de trabalho voluntário, o que resulta na oferta de práticas e ensinamentos sistemáticos, ao longo de todo o ano, como meditação em grupo, cursos, palestras, yoga, retiros residenciais e urbanos, entre outros.

Analisando as razões que mobilizam uma pessoa ao trabalho voluntário identificam-se, dentre outros aspectos, duas características fundamentais, primeiro, a gratificação pessoal como forma de doação de suas habilidades, tempo e esforço, em resposta a uma inquietação interior que, por sua vez, alimenta a própria prática; segundo, a visão social, a tomada de consciência dos problemas e dificuldades ao defrontar-se com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

No voluntariado todos ganham, mobilizam-se energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, melhorando a qualidade de vida da comunidade e reforçando a solidariedade social.

Em pali ou sânscrito “dana” significa a prática da generosidade e da caridade. Do ponto de vista religioso ou filosófico acredita-se que a prática do bem representa o crescimento interior do próprio indivíduo.

A compaixão e a caridade, reforçadas pela motivação, crenças, sistemas de valores e compromisso com determinadas causas caracterizam o perfil do voluntariado e são aspectos imprescindíveis para o envolvimento e comprometimento, componentes vitais do engajamento.

Não vamos esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes trazem aos voluntários. São pessoas que descruzam os braços ao se darem conta que podem ser efetivos agentes de transformação pela própria natureza e prática da generosidade, desprendimento, disponibilidade e leveza. O voluntário é um interlocutor, uma referência, servindo de ponte para um mundo melhor, mais fraterno onde as desigualdades são minimizadas e constrói-se uma sociedade participante e responsável.

Todos podem ser voluntários e contribuir a partir da ideia de que o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. Daí termos a convicção de que nem sempre é necessário ser um profissional especializado, treinado ou capacitado. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar e o prazer de se sentir útil. “Cuidando de quem eu posso, dentro de minhas potencialidades e possibilidades, eu cuido de mim mesmo e do mundo.”

Qualquer pessoa pode dispor de atributos para realizar o trabalho voluntário, desde que esteja disposto a participar da construção dessa ponte que conecta os seres humanos e isso se dá ao transmitir e compartilhar amor, atenção, conhecimento, segurança, referência, limites e valores.

Cada um contribui na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.

O voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, gratificante e solidária. O trabalho voluntário é uma via de mão dupla. O voluntário doa energia, tempo e talento e ganha em troca convivência com pessoas diferentes, oportunidade de vivenciar outras situações, de fazer novos amigos, satisfação de se sentir útil.

A SVM conta com uma Bolsa de Talentos que busca cadastrar pessoas interessadas em colaborar em diversas tarefas e diferentes necessidades. Estas compreendem desde a ajuda na divulgação de eventos, gestão das inscrições, venda de produtos para meditação, planejamento, recepção e administração dos retiros, cursos e palestras, contratação da alimentação, pesquisa e locação de locais, ornamentação, transporte de material, pesquisa e aquisição de passagens para palestrantes convidados até as atribuições relativas à tradução simultânea e/ou escrita, gestão e manutenção do site, organização interna e planejamento das atividades, instrutores de yoga e relaxamento, contabilidade dos eventos, dentre outras.

Se você tem interesse em participar, envie-nos uma mensagem através do Fale Conosco (Assunto: Voluntariado).

Próximos Eventos para Voluntários

{module [142]}