fbpx

Quem Somos

A Sociedade Vipassana de Meditação – SVM é uma organização sem fins lucrativos, não religiosa e não sectária, dedicada à prática e aos ensinamentos da meditação Vipassana, também conhecida como meditação da Plena Atenção ou Mindfulness.

Fundamentada em ensinamentos de ética, concentração e sabedoria, suas práticas são universais sem conotação religiosa e estão abertas a qualquer pessoa que queira praticar meditação.

Esta técnica de meditação permite uma melhor percepção da realidade e causa uma melhora expressiva da concentração, atenção, memoria e organização mental, assim como a diminuição da percepção de fadiga, fatores que atuam diretamente no desempenho profissional.

A meditação tem sido reconhecida não somente por referendo dado pela Organização Mundial de Saúde – OMS e pelo Ministério da Saúde, como também pela adoção como prática integrativa e complementar por coordenadorias regionais de saúde.

Nossa Missão

Nossa missão é proporcionar meios para “o despertar” da paz interior, do autoconhecimento, da felicidade e generosidade consigo mesmo e com todos os seres por meio de ensinamentos e práticas de meditação de atenção plena.

Nossa História

Os primeiros cursos de meditação Vipassana promovidos em Brasília aconteceram para amigos próximos, em 2006, na casa do atual Presidente, Régis Guimarães. A resposta das pessoas aos cursos foi tão positiva que naturalmente foram surgindo mais e mais interessados. Desses encontros surgiu uma rede de pessoas iniciadas na técnica, engajadas pela causa. Tocados pelos efeitos da meditação Vipassana em suas vidas, esses participantes formaram um grupo de voluntários motivados a aprimorar a prática e compartilhar o aprendizado. Assim surgiu a Sociedade Vipassana de Meditação. Em 2008, a SVM realizou seu primeiro retiro e em 2009 começou a tomar o formato que tem hoje, com cursos, grupos de meditação.

Veja o vídeo

Os primeiros cursos de meditação Vipassana promovidos em Brasília aconteceram para amigos próximos, em 2006, na casa do atual Presidente, Régis Guimarães. A resposta das pessoas aos cursos foi tão positiva que naturalmente foram surgindo mais e mais interessados. Desses encontros surgiu uma rede de pessoas iniciadas na técnica, engajadas pela causa.

Faça parte da SVM

Você pode participar dos eventos que realizamos, mas pode fazer ainda mais. Você pode compor um time de pessoas preocupadas com o desenvolvimento humano e com um mundo melhor para todos. A SVM oferece 3 formas complementares para acolher sua participação: o time de voluntários, os associados e as doações. Abaixo você entenderá melhor cada um dos formatos .

Seja um voluntário

Seja um associado

Seja um doador

Nossos objetivos

• Transmitir a prática da meditação e seus benefícios por meio de cursos, seminários, palestras, meditação em grupo, reuniões e retiros;
• Oferecer instalações e condições propícias à prática da meditação, assim como incentivar o estudo e aprofundamento de seus princípios e fundamentos;
• Disseminar meios para a autotransformação e formas de como lidar com o sofrimento humano, treinando a mente para a concentração, sabedoria e compaixão;
• Oferecer instalações para outras práticas que contribuam e favoreçam a prática da meditação Vipassana, como a Yoga e Tai Chi Chuan;
• Oferecer cursos específicos para elevar o nível de saúde física e mental, bem estar e qualidade de vida (MBSR).
• Estimular e oferecer meios para o convívio entre membros e participantes;
• Estabelecer intercâmbios regulares com mestres e instrutores de meditação, inclusive monges budistas;
• Interagir com outros centros ou grupos de meditação para difusão da prática e transmissão de conhecimentos relacionados;
• Coordenar a formação, o treinamento e a capacitação de instrutores em meditação;
• Coordenar a formação, o treinamento e capacitação de voluntários, para desempenhar atividades que viabilizem a existência e permanência da Sociedade.