Tamanho da Fonte

Instrutores

Instrutores Permanentes

Regis Guimarães

regisFundador e presidente da SVM, pratica meditação da Plena Atenção há mais de 25 anos. Participou de cursos e retiros na Ásia e nos EUA, no IMS (Insight Meditation Society), com mestres renomados como Joseph Goldstein, Jack Kornfield e Larry Rosemberg. Conduziu mais de 80 cursos de meditação e orientou mais de 10 retiros, instruindo cerca de 5000 participantes. Trouxe para o Brasil e ministrou cerca de 10 turmas do Programa de Redução do Estresse, baseado na Plena Atenção. É professor autorizado internacionalmente pelo CFM (Center for MIndfulness) da Universidade de Massachusets nos EUA.

Marcus Marques

marcusInstrutor do Curso de Meditação para Iniciantes e de Meditação Guiada, e palestrante da SVM. Participou do Programa Internacional Flow, sob orientação do monge budista Ajahn Piyadhammo. Na Sociedade Budista do Brasil praticou meditação sob orientação do Bhante Yogavacara Rahula, ministrando Puja, ensinamentos budistas e palestras. Residiu em 2 mosteiros na Tailândia, Wat Marp Jan e Wat Pah Nananachat. Atualmente é Defensor Público do DF, especialista em direito criminal e violência.


Glicia Silveira

gliciaInstrutora do Curso de Meditação para Jovens e de Meditação Guiada, pratica Meditação da Plena Atenção há mais de 10 anos. Participou de cursos e retiros no Brasil com Regis Guimarães, Banthe Gunaratana, Banthe Budharakita , Bhante Rahula, Bhante Piyadhammo,  Arthur Shaker, Ricardo Sasaki , Pat Coffey, Monja Coen e  nos EUA com Larry Rosemberg no CIMC Cambrigde Insight Meditation Center e Thanissaro Bhikkhu no Metta Monastery . Aposentada do Banco do Brasil, MBA Marketing pela Fundação Dom Cabral.


Leise Gonçalves de Oliveira Meireles

leiseInstrutora do Curso de Meditação para Jovens e de Iniciantes na Vipassana. Participou de Cursos de Meditação Transcendental, Shin Budista e Vipassana. Pratica meditação há mais de 18 anos, tendo se dedicado, nos últimos 5 anos, à prática da Meditação Vipassana ou da Plena Atenção. Participou de retiros com Regis Guimarães, Bhante Gunaratana, Bhante Rahula, Bhante Piyadhammo, Arthur Shaker, Ricardo Sasaki, Pat Coffey e Monja Coen. Praticante de Hatha Yoga há 40 anos. Professora aposentada do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Minas Gerais e GDF.

Luiza Frade

luizafradeProfessora do Programa de Redução do Estresse Baseado em Plena Atenção desde 2011, com habilitação pela Sociedad Mindfulness y Salud (Argentina) e em formação pelo Center for Mindfulness (EUA). Estudante e praticante dedicada de meditação desde 1994, tem vivenciado diversas abordagens e retiros, destacando os ensinamentos recebidos de Claudio Naranjo, Tarthang Tulku, Shunryu Suzuki, Charlotte Joko Beck, Vera Kohn, Cristina Bustamante, Pierre Weil, Roberto Crema e Jean-Yves Leloup. Terapeuta clínica reconhecida pelo Colégio Internacional dos Terapeutas - CIT, há mais de 20 anos estuda e atua como educadora e terapeuta transpessoal por meio de disciplinas meditativas e de plena atenção, como a Gestalt, a Iniciática, o Movimento Atento-Autêntico e o Kum Nye - sistema de relaxamento e Yoga Tibetano. Possui conhecimentos avançados de Eneagrama da Personalidade. Facilitadora do seminário da Unesco "A Arte de Viver em Paz" - método educacional para semear uma cultura de paz. Graduada em Educação Física e prestes a graduar em Psicologia, pós-graduada em Análise de Sistemas e em Gestão da Qualidade em Serviços. Por mais de 30 anos atuou na área de Tecnologia da Informação, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Humano.

 
Instrutores Convidados

Com o intuito de realizar intercâmbio de conhecimentos e práticas, a SVM convida, periodicamente, instrutores para ministrarem palestras, cursos, retiros e outros eventos para o desenvolvimento dos praticantes e interessados na meditação Vipassana, no Distrito Federal. A SVM busca manter contatos e troca de experiências com diversas Instituições tanto no Brasil, quanto no exterior.

Ricardo Sasaki

RicardoSasakiRicardo Sasaki é psicólogo clínico, diretor-fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e um dos diretores-fundadores do Colegiado Buddhista Brasileiro. É instrutor de cursos, workshops e retiros de Meditação, Ensinamentos Buddhistas e Religiões Comparadas, além de realizar trabalhos de escrita e tradução de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. Dedicado ao Buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores como Ajahn Buddhadasa (um dos mestres fundamentais da linhagem das florestas) e Anagarika Munindra.

Bhante Yogavacara Rahula

BhanteRahulaNasceu nos EUA em 1948. Participou de experiências tão díspares quanto o movimento hippie e o serviço administrativo da Guerra do Vietnã. Iniciou uma longa odisseia que o conduziu até a Índia e o Nepal. Após um mês de retiro de meditação, tornou-se Budista. Em sua busca espiritual, ordenou-se como monge Theravada no Sri Lanka em 1975, onde permaneceu até 1986 retornando aos EUA, vivendo no Bhavana Sociey Forest Monastery até 2010. Atualmente viaja com frequência por diversos países para ensinar.
http://www.bhanterahula.blogspot.com

 

 Arthur Shaker

ArthurShakerFundador, Conselheiro e Professor de meditação da Casa de Dharma, Centro de meditação budista Theravada (SP). PhD em Etnologia Indígena, pela UNICAMP; Professor de Antropologia na PUC SP, de 1978 a 1990; Estágios em Educação e Estudos do Hinduísmo e Budismo na Índia e Tailândia; Professor da Faculdade de Ciências da Religião, na Faculdade Claretianas (SP); Professor de Budismo no Instituto Livre Budista do Templo Zu Lai (Cotia/SP); Prof. de meditação e Religiões Comparadas no Centro de Estudos de Yoga Narayana, Espaço Kurma, Núcleo Ganesha, Centro Iyengar (SP); Centro Nobre Dharma (MG). Escritor e Músico.
http://casadedharmaorg.blogspot.com/
Como escritor escreveu "Buddhismo e Christianismo: esteios e caminhos" da Ed. Vozes, RJ, 1999; "A Travessia Buddhista da Vida e da Morte" da Ed. Gryphus, RJ, 2003; e "Romhõsi’wa – os Senhores da criação do mundo Xavante", tese de doutorado, UNICAMP, 2002.
Como músico fez o CD "Bhava Chakra - Interiores do Sertão".
http://www.sociedadebudistadobrasil.org/quem-somos/instrutores/professor-arthur-shaker/

Pat Coffey

pat coffey peqPat Coffey iniciou sua prática de meditação há 30 anos e a ensina, desde 1996, nos Estados Unidos. Estudou com vários professores asiáticos e ocidentais das tradições Theravada, Zen e Tibetana, sendo treinado no programa de formação de instrutores da IMS e do Spirit Rock Meditation Center, sob a orientação de Joseph Goldstein e Jack Kornfield. Fundador da Insight Meditation Community em Charlottesville, Virgínia, onde reside e coordena um projeto bem sucedido dedicado a desenvolver exercícios meditativos entre os detentos na prisão local. Pai de 2 filhos, proprietário de várias empresas e titular de diversas patentes. Baseia-se em sua experiência de vida rica e variada para articular o dharma. É fundador da IMCC, cofundador do Instituto de Formação de Professores de Meditação e do Projeto Prisão Blue Ridge. A prática da meditação voltada para o mundo contemporâneo, portanto, é a marca de seus ensinamentos.
http://www.imeditation.org

Monja Coen Sensei

monja-coenNasceu em 30 de junho de 1947 e foi registrada como Cláudia Dias Baptista de Souza. Seu pai era filho de portugueses e sua mãe oriunda de familia paulista quatrocentona (Dias Baptista), de grandes proprietários de terra.
Criada no Cristianismo dedicou-se para estudar no Zen Center of Los Angeles em 1983, logo depois partindo para o Japão e convertendo-se à tradição budista no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo. Antes de ser religiosa foi repórter em diversos jornais do Brasil.
Hoje monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão, é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista criada em 2001 com sede no Pacaembu em São Paulo.
De volta à São Paulo, em 1995, liderou atividades no Templo Busshinji, tornando-se a primeira mulher e a primeira monja de descendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil por 1 ano. A Monja Coen é mais conhecida por fazer palestras, participar de reuniões e diálogos inter-religiosos e promover a Caminhada Zen, em parques públicos, projeto com objetivos ambientais e de paz. Publicou os livros ‘Viva Zen: Reflexões Sobre o Instante e o Caminho, 2004’ e ‘Sempre Zen: Aprender, Ensinar, Ser, 1a. edição, 2006, ambos publicados pela Publifolha.

Venerável Bhikkhu Buddharakkhita

BhanteBuddharakkhitaNascido e criado em Uganda. Desde 1990 realiza estudos e práticas de meditação Vipassana. Atualmente reside no Bhavana Society, em West Virginia nos EUA, onde pratica e ensina meditação sob a orientação do Venerável Bhante Henepola Gunaratana.
Passou por retiros e trabalho voluntário na IMS - Insight Meditation Society, EUA. Participou de encontros e retiros em viagens pela América do Sul, Índia, Tibete e outros países do Sudoeste Asiático. Em abril de 2005, fundou o Centro Budista de Uganda, onde ensina meditação Vipassana nas viagens que faz anualmente à África.
http:// www.ugandabuddhistcentre.org e http://www.bhavanasociety.org/

 

 

Buscar Evento

Fique por Dentro

Cadastre abaixo seu e-mail e receba todas as novidades sobre as atividades da Sociedade Vipassana.

Colabore

Saiba como você pode contribuir para que mais pessoas tenham acesso aos benefícios da prática da meditação.