Tamanho da Fonte

MBSR - Programa de Redução do Estresse

O Programa de Redução do Estresse, conhecido pela sigla em inglês MBSR - Mindfulness Based Stress Reduction, baseia-se na meditação da Plena Atenção (Vipassana).

O que é o MBSR?

É um programa desenvolvido ao longo de 8 semanas consecutivas, com 8 sessões de 3 horas cada uma e um retiro de 7 horas – em um domingo, geralmente entre a 6ª e a 7ª sessões – onde são vivenciadas as experiências do grupo, com instruções individuais e coletivas de meditação, yoga e alongamento. Há distribuição de material de apoio e CDs de orientação.

A plena atenção é uma qualidade humana básica. É um caminho em que se aplica a atenção ao que está acontecendo na própria vida, possibilitando a conexão com as experiências internas e externas, vivenciadas momento a momento.

O MBSR vem sendo aplicado e aperfeiçoado há mais de 30 anos no mundo – só nos EUA são mais de 250 clínicas dedicadas. Isto, e mais uma centena de pesquisas acadêmicas, sugerem que o treinamento em plena atenção e o MBSR podem influenciar positivamente a habilidade dos participantes para lidarem melhor com seus sintomas físicos e psicológicos, aprendendo a viver a própria vida mais plenamente.

O programa MBSR tem beneficiado pessoas com os mais variados sintomas:

ESTRESSE: no trabalho, na escola, na família, doenças, idade, incertezas sobre o futuro ou sentimento de "estar perdido";
FÍSICOS: dores crônicas, pressão alta, fibromialgia, câncer, doenças cardíacas, entre outras.
PSICOLÓGICOS: depressão, ansiedade, pânico, fadiga, distúrbios do sono e demais transtornos mentais.

Destaca-se que o Programa MBSR não é oferecido como alternativa à medicina tradicional ou a tratamentos psicológicos, mas como complemento destes.

Buscar Evento

Fique por Dentro

Cadastre abaixo seu e-mail e receba todas as novidades sobre as atividades da Sociedade Vipassana.

Colabore

Saiba como você pode contribuir para que mais pessoas tenham acesso aos benefícios da prática da meditação.