fbpx

Seja um voluntário

A Sociedade Vipassana de Meditação (SVM) é uma entidade sem fins lucrativos, cujo funcionamento e atividades dependem – primordialmente – do trabalho voluntário.
Para propiciar a oferta de práticas e ensinamentos sistemáticos, tais como meditação em grupo, cursos, palestras, yoga, retiros residenciais e urbanos, contamos com uma equipe de voluntários coesa e solidária.
Para nós, Ser Voluntário é o exercício de um Dana sublime. Em pali ou sânscrito, Dana significa a prática da generosidade e da caridade. Do ponto de vista religioso ou filosófico acredita-se que a prática do bem representa o crescimento interior do próprio indivíduo.
O voluntário é uma ponte para um mundo melhor, mais fraterno onde as desigualdades são minimizadas e constrói-se uma sociedade participante e responsável.
O Voluntariado na SVM é uma experiência espontânea, alegre, gratificante e solidária. É uma via de mão dupla, uma vez que ao doar energia, tempo e talento, o voluntário ganha, em troca, convivência com pessoas diferentes, que trabalham pela mesma causa; além da oportunidade de vivenciar novas experiências, fazer novos amigos e sentir-se útil.
Temos a convicção de que não é necessário ser um profissional especializado ou capacitado. O que conta é a motivação solidária e o desejo de ajudar. Pensando assim, a SVM busca cadastrar pessoas interessadas em colaborar em diversas tarefas e diferentes necessidades, tais como ajuda na divulgação e realização de eventos, gestão das inscrições nos cursos e palestras, planejamento, recepção e administração dos retiros, cursos e palestras, dentre outras.

Atualmente, o processo para se tornar voluntário(a) da SVM é dividido em cinco etapas que se desenvolvem na seguinte ordem:
1. Participar do Curso de Meditação para Iniciantes;
2. Preencher a Ficha Cadastral;
3. Participar como pré-voluntário(a) nas seguintes atividades:
3.1 Sanghas de Meditação em Grupo; e
3.2 Curso de Meditação para Iniciantes;
4. Participar do Treinamento de Voluntários; e
5. Assinar o Termo de Adesão ao Voluntariado, previsto na Lei Federal n° 9.608/98, de 18/02/98.

Se você tem interesse em participar deste processo, preencha o formulário ao lado para enviar uma mensagem ao Núcleo Voluntariado, a fim de que possamos entrar em contato com você