fbpx

RETIRO 2024

RETIRO RESIDENCIAL FEVEREIRO DE 2024 (FERIADO DE CARNAVAL).

 

Tema: AS CINCO FORÇAS NECESSÁRIAS PARA SUPERAR O MEDO E A ANSIEDADE

Instrutores: Than Ajaan Thanissaro

Retiro Residencial

O retiro será realizado no Paraíso na Terra, iniciando-se na sexta-feira, 09/02/2024, a partir das 19 horas, finalizando-se na quarta, 14/02/2024, às 12 horas para os participantes de 5 dias, e finalizando-se no domingo, 18/02/2024, às 12 horas (horário de Brasília), para os participantes de 9 dias.

A condução do Than Ajaan Thanissaro será feita presencialmente, no Paraíso na Terra, com o auxílio de seu aluno Than Saulo. Trata-se de um retiro de meditação e silêncio, que intercala práticas meditativas, palestras, perguntas e respostas, momentos para refeições e descanso.

A importância dos retiros de silêncio

Enquanto o silêncio é geralmente pensado para ser algo observável do lado de fora de uma pessoa, um estado externo, para os meditadores o silêncio é um estado interno que é sinônimo de meditação.

Com a quietude dos pensamentos e avaliações é possível entrarmos e permanece na concentração, unificando a consciência, o pensamento dirigido e a avaliação.

O silêncio acontece dentro de nós apesar dos estímulos externos. Isso é chamado de nobre silêncio. Quando nos sentamos e fechamos os olhos, o diálogo interno fica em silêncio durante a meditação.

O silêncio nobre é descrito como algo ou alguém que uniu três aspectos de seu ser, a saber, corpo, fala e mente. Tal união proporciona aos indivíduos a consciência de seu corpo inteiro e a compreensão de quem eles são e, no processo, permite que os outros também sejam quem eles são.

Não se trata, portanto, apenas da ausência de falar porque às vezes não falar não pode ser considerado nobre. Diz-se que isso leva a uma diminuição do pensamento e do exame para que a pessoa possa experienciar um estado meditativo caracterizado pela confiança interna e uma mente unificada.

Na Meditação Vipassana, o silêncio nobre pode ser catalisado se optarmos por participar de um retiro de meditação, e isso inclui o chamado silêncio na ação, que significa não fazer gestos ou o uso de ferramentas de comunicação como telefones celulares, computador e internet.

LOCAL: PARAÍSO NA TERRA

INSTRUTOR
Thanissaro Bhikkhu (também conhecido como Ajaan Geoff) é um monge budista americano da Tradição da Floresta Tailandesa. Depois de se graduar em História Intelectual da Europa, em 1971, ele viajou para a Tailândia, onde estudou meditação sob a orientação de Ajaan Fuang Jotiko, aluno do renomado mestre Ajaan Lee. Ajaan Geoff se ordenou em 1976 e viveu em Wat Dhammasathit até 1991, quando viajou para a região de San Diego nos EUA e ajudou Ajaan Suwat Suvaco a fundar o Metta Forest Monastery, o primeiro mosteiro da Tradição da Floresta nos Estados Unidos. Ele se tornou o abade do mosteiro em 1993.

Ajaan Thanissaro é conhecido pelas traduções do pali para o inglês do Dhammapada e do Sutta Pitaka – quase mil suttas no total – e também por suas traduções de grandes mestres tailandeses. É também autor de diversos trabalhos relacionados ao Dhamma e pela compilação de inúmeros guias de estudos, todos disponíveis gratuitamente no site www.dhammatalks.org, alguns já traduzidos para o português.

Than Saulo e Than Tim são monges budistas theravada da tradição da floresta. Eles são alunos do Ajaan Thanissaro e vivem no mosteiro Wat Metta, no sul da Califórnia.

O Than Saulo é natural de Erechin/RS. Ele recebeu sua ordenação em 2014.

O Than Tim é de San Diego/Califórnia. Recebeu sua ordenação em 2016.