Projeto Plena Atenção na Escola – PAE

Nossa sociedade empenha-se em preparar as crianças para o “fazer” e pouco para o “ser”. É comum as crianças possuírem várias responsabilidades e atividades durante o dia, motivo de estresse já em tenra idade.

Um grande número de pesquisas tem comprovado o valor da meditação para melhorar a concentração e reduzir o estresse e a ansiedade. Muitos estudos clínicos têm demonstrado que a meditação desenvolve a capacidade do cérebro, e com isso, melhora o foco e a concentração, além de fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças. Mais recentemente efeitos positivos estão sendo demonstrados com a prática meditativa para crianças e adolescentes.

Algumas escolas no Brasil já estão apostando nos benefícios da meditação para a saúde, bem-estar e o comportamento dos alunos. Escolas de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, dentre outros estados, já adotaram essa prática com muitos bons resultados: maior concentração e consequentemente maior assimilação dos conteúdos ensinados, melhor relacionamento com colegas, professores e familiares, desenvolvimento da criatividade, maior êxito com relação ao processo pedagógico da criança. Além do mais, as crianças descobrem seus interesses e potencial criativo, aprendendo a viver para o momento presente.

Tendo em vista todos os benefícios proporcionados pela meditação da Plena Atenção ou Mindfulness, a SVM se engaja em um projeto pioneiro no DF, criando o PAE-Plena Atenção na Escola. O PAE é um Programa que visa contribuir com a educação dos estudantes, incentivando a Prática da Plena Atenção como caminho para a conquista do Bem Estar, da Paz Interior, Social e Ambiental.

As técnicas utilizadas para cultivar a consciência corporal, Plena Atenção na respiração e sentidos, baseiam-se essencialmente em atividades lúdicas. Este projeto já conta com a adesão de algumas escolas do DF e de um grande número de salas de aulas. Esperamos poder ampliá-lo ainda mais num futuro próximo.

Os benefícios que as futuras gerações podem ganhar com esta prática regular são extraordinários. Ao ensinar meditação nas escolas, as crianças podem aprender a viver mais pacificamente uns com os outros, descobrindo que a paz do mundo se encontra primeiramente dentro de cada um.

“Se todas as crianças de oito anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência do mundo dentro de uma geração.” Dalai Lama