fbpx

MBSR
PROGRAMA DE REDUÇÃO DO ESTRESSE

o que você vai
aprender

Durante as oito semanas, lhe ensinaremos diversas técnicas de meditação e movimento corporais. Haverá momentos de interação com os colegas em duplas ou grupos e você poderá conhecer novas pessoas e compartilhar nossas vivências. Sendo os pilares do programa a psicologia, neurociência e meditação, apresentaremos diversas teorias e estudos científicos que facilitarão sua compreensão acerca do estresse.

Perguntas Frequentes

POR QUE DEVO FAZER O PROGRAMA DE REDUÇÃO DO ESTRESSE?

O programa pode treinar sua atenção para ajudá-lo a cultivar a autoconsciência, o que permite que você tome decisões mais fundamentadas e sábias em sua vida cotidiana. Você está convidado a incorporar a atenção plena em sua rotina, o que também o ajudará a ter mais consciência do presente e a se concentrar nele. Essas estratégias ajudam a evitar a ruminação e a ansiedade, saindo do passado e do futuro, se ancorando no aqui e agora. Você pode aprender a responder ao estresse, em vez de reagir a ele. Você também pode alterar seus padrões habituais de reatividade.

Para quem esse programa é indicado?

Apesar de o programa ter nascido dentro de um hospital, inicialmente com foco em pacientes com dor crônica e ansiedade, qualquer pessoa pode participar de um curso de MBSR e obter seus benefícios. Como o programa tem o objetivo de fornecer ferramentas úteis e práticas para lidarmos com o estresse em geral, qualquer pessoa pode se beneficiar. Os estudos mais recentes confirmam que participar de um curso MBSR, incorporando regularmente as práticas de mindfulness no cotidiano, melhora o manejo do estresse do dia a dia, diminui sintomas de ansiedade, depressão e insônia e melhora a qualidade de vida em geral, tanto em pessoas sem patologias quanto em pacientes..

Quais são os benefícios comprovados do programa?

As pesquisas conduzidas nas 4 décadas desde que o MBSR foi criado, mostra que a maioria das pessoas que concluem o programa posteriormente relatam benefícios significativos, incluindo uma maior capacidade de lidar com o estresse de curto e longo prazo, diminuição dos sintomas físicos e fisiológicos, facilidade de relaxamento, redução da dor, maior capacidade de lidar com a dor crônica e uma nova excitação e energia para viver.
De acordo com um estudo da Universidade da California, conduzido pelos cientistas David Black e George Slavich, a meditação Mindfulness modula alguns parâmetros imunológicos de uma maneira que sugere um perfil imunológico mais saudável para quem a pratica. Especificamente, a meditação Mindfulness parece estar associada a reduções nos processos pró-inflamatórios, aumentos nos parâmetros de defesa mediados por células e aumentos na atividade enzimática que protege contra o envelhecimento celular.

Minha mente não para, vou conseguir meditar?

Há realmente pessoas com a mente mais agitada do que outras porém a meditação é, provavelmente, o melhor caminho para se conseguir melhor concentração, melhor rendimento, e maior auto regulação. Ainda que para algumas pessoas possa ser um pouco mais desafiador, a prática da meditação é um caminho de extrema importância enquanto possibilidade de melhor administrar a agitação mental, a sobrecarga sensorial e o caos emocional. Com a prática da plena atenção, adquirimos uma importante ferramenta que nos auxilia a administrar melhor os recursos de nossas mentes. Os benefícios se estendem a qualquer pessoa.

O que é oferecido na aula inicial gratuita? Porque é necessário assisti-la?

A aula inicial oferece um panorama acerca do que é a plena atenção, dados estatísticos, o funcionamento do programa de oito semanas, suas origens e suas indicações. É importante assistir para realmente avaliar se é o caso de
comprometer-se com o curso, e avaliar se esse é um bom momento em sua vida para dar este passo.

Qual o formato do programa? A que tipos de material terei acesso?

O programa traz o formato de aula semanais, com duração de 2h30 ou 3h, pelo período de 8 semanas, sendo 9 encontros por incluir um dia inteiro, onde conduzimos um retiro (normalmente um domingo entre a aula 6 e 7). A natureza do programa é essencialmente prática, há alguma apresentação teórica, porém sabemos que os melhores resultados vem da construção de uma prática consolidada. As aulas são dinâmicas, cada uma trabalhando um tema central, por exemplo: percepção,
comunicação, reatividade ao estresse, resposta ao estresse, etc… O MBSR é um programa evolutivo, e conta com uma das metodologias de ensino mais modernas, baseada na construção da prática, na experiência direta e no “inquiry”. Oferecemos o material de apoio com apostila e áudios de práticas a serem trabalhadas, que são entregues conforme o avanço do programa.

BENEFÍCIOS

Por que o MBSR pode amenizar diversos problemas de saúde?

O MBSR não pode curar doenças. Pretende ser uma ajuda complementar aos tratamentos
médicos tradicionais ou uma ajuda à sua vida. Também não deve ser usado no lugar do tratamento psicológico, apenas em conjunto com ele. Pode ser usado para quem sofre de dores crônicas, geralmente em unidades de oncologia. Muitos de nossos alunos chegam até nós para fazer o programa enquanto um tratamento auxiliar prescrito por seus médicos e psiquiatras.

As pesquisa conduzidas nas 4 décadas desde que o MBSR foi criado, mostra que a maioria das pessoas que concluem o programa posteriormente relatam benefícios significativos, incluindo
uma maior capacidade de lidar com o estresse de curto e longo prazo, diminuição dos sintomas físicos e fisiológicos, facilidade de relaxamento, redução da dor, maior capacidade de lidar com a dor crônica e uma nova excitação e energia para viver.

 

O programa MBSR tem beneficiado pessoas com os mais variados sintomas:

ESTRESSE: no trabalho, na escola, na família, doenças, idade, incertezas sobre o futuro ou sentimento de “estar perdido”;
FÍSICOS: dores crônicas, pressão alta, fibromialgia, câncer, doenças cardíacas, entre outras.
PSICOLÓGICOS: depressão, ansiedade, pânico, fadiga, distúrbios do sono e demais transtornos mentais.

COMO FUNCIONA? 

Durante as oito semanas, lhe ensinaremos diversas técnicas de meditação e movimento corporais. Haverá momentos de interação com os colegas em duplas ou grupos e você poderá conhecer novas pessoas e compartilhar nossas vivências. Sendo os pilares do programa a psicologia, neurociência e meditação, apresentaremos diversas teorias e estudos científicos que facilitarão sua compreensão à cerca do estresse.

 

Aula 1 – Boas-vindas e introdução ao MBSR e à meditação
Aula 2 – Conhecendo a mente e os padrões mentais perante os desafios
Aula 3 – A relação entre pensamentos, emoções e sensações e como lidar com eles
Aula 4 – Estressores e padrões de reatividade
Aula 5 – Fisiologia do estresse e como responder
Aula 6 – Padrões de comunicação
Aula 7 – Explorando os hábitos e escolhas
Aula 8 – Revisão do programa e fechamento

LOCAL

Sociedade Vipassana de Meditação – SGAN Quadra 909 “E”, Asa Norte, Brasília – DF (Próximo ao UNICEUB e ao lado da antiga Vara da Infância e Juventude)

Confira nossa entrevista ao Correio Braziliense

CONHEÇA NOSSAS INSTRUTORAS E INSTRUTORES

RÉGIS GUIMARÃES

RÉGIS GUIMARÃES

Instrutor

É engenheiro industrial formado no ITA com Mestrado em Engenharia Industrial por Stanford e em Business pela Universidade de Berkeley.
Praticante de meditação há 40 anos, nos últimos 15 anos tem se dedicado exclusivamente ao ensino e prática da meditação vipassana, sendo fundador e atual presidente da SVM- Sociedade Vipassana de Meditação. Como instrutor de meditação já ministrou mais de 100 cursos, para cerca de 10.000 pessoas tendo conduzido mais de 10 retiros de meditação vipassana, com duração de 1 a 4 dias, para grupos de 30 a 50 pessoas.
Desenvolveu-se como instrutor de meditação através de cursos e retiros, inicialmente na Ásia, onde praticou na India, Tailandia e Myammar, depois aperfeiçoou-se nos centros de vipassana nos Estados Unidos: IMS-Insight Meditation Society e Cambridge Insight Meditation Center, tendo sido aluno de Joseph Goldstein, Larry Rosemberg, Jack Kornfield e outros líderes da vipassana no mundo Ocidental.É professor do MBSR -Programa de Redução do Estresse (MBSR- Mindfulness Based Stress Reduction Program) tendo sido aluno de Jon Kabat Zinn, criador do MBSR.

NEIVA FERNANDES

NEIVA FERNANDES

Instrutora

Neiva Fernandes é psicanalista, pedagoga, instrutora de meditação e professora internacional de Mindfulness certificada pelas mais conceituadas instituições dos EUA como professora internacional, presencial e on-line, de Mindfulness. Formada em Psicanálise Clínica com especialização em Análise e Interpretação dos Sonhos e Medicina Psicossomática, participou por 6 anos do Diamond Approach Program, voltado ao despertar e realização das muitas dimensões do potencial humano. Combinando compreensão psicológica moderna e Mindfulness, realiza um trabalho pioneiro na terapia de seus pacientes.
É mentora do Projeto "Praticando nas qualidades do Coração: Bondade Amorosa, Compaixão, Alegria Apreciativa e Equanimidade”. A fim de difundir a meditação Mindfulness conduz retiros, é instrutora de meditação, atua como palestrante, é professora de MBSR e ministra cursos de formação de condutores e instrutores em Mindfulness.

MARCUS SANTOS

MARCUS SANTOS

Instrutor

Marcus Santos é graduando em Psicologia pelo Instituo de Ensino Superior de Brasília e capacitado pela Universidade de Massachussets (UMass) para atuar como professor de MBSR (Minfulness Based Stress Reduction Program). É instrutor de meditação e yoga na Sociedade Vipassana de Meditação e atua também como terapeuta corporal especialista em Ayurveda (conhecimento médico da Índia). Possui experiência no ensino da meditação para crianças, atuando no PAE (Programa de Plena Atenção nas Escolas) e ajudando a implementar a prática da meditação em escolas públicas do Distrito Federal.
Sempre buscando adquirir mais sabedoria e trazer mais qualidade à sua prática meditativa, teve a oportunidade de ser aluno de meditadores renomados e experientes como Régis Guimarães, Pat Coffey, Bob Stahl, Saki Santorelli, Florence Meleo-Meyer, Judson Brewer, Pat Coffey, Jan Landry, Neiva Fernandes, Margaret Fletcher, Marcus Marques e Rebecca Eldridge.

CARLA FRAGOMENI

CARLA FRAGOMENI

Instrutora

Especialista em Psicologia Clínica, atua em consultório particular desde 1995.
Formações em Psicologia Analítica, Psicopatologia, Psicossomática, Ontopsicologia e Sexualidade. Professora Qualificada de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) – criado por Jon Kabat-Zinn – pela Universidade de Massachusetts, conduz o programa de 8 semanas de redução de estresse desde 2011.
Entre 1997 e 2003 foi diretora do Instituto de Andrologia e Sexualidade, efetuando um trabalho integrado entre Medicina e Psicologia no tratamento das disfunções sexuais Atuou na reabilitação de pacientes cardíacos graves na clínica MIV, juntamente com equipe multidisciplinar, de 2004 a 2007. Conduz o programa Mindfulness in Company em diversas instituições, tais como: Ministério Público da União (MPU), Banco Central , Associação dos Magistrados (AMAGIS), Superior Tribunal Militar, Tesouro Nacional, Banco do Brasil, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), entre outras.

O QUE OS NOSSOS ALUNOS FALAM SOBRE O CURSO