Curso de Meditação para Jovens

Próximas turmas

A SVM é um centro de referência em Meditação Vipassana em Brasília. Devido ao grande sucesso e eficácia do seu trabalho com meditação para adultos desde 2006, começamos a ministrar cursos para jovens em 2013, com crescente interesse e aumento da demanda.

Pesquisas demonstram que a prática regular da meditação na adolescência, pode reduzir o estresse, a ansiedade, o tédio, aumentando a felicidade e a autoestima, além de proporcionar melhoras significativas no desempenho escolar e habilidades de socialização, como também nos hábitos alimentares. Além de todos esses benefícios, pode evitar uma série de problemas que essa fase da vida pode acarretar, como o consumo de álcool e de drogas.

É também um período decisivo para a vida do jovem, devido ao vestibular – etapa desafiadora que precede a faculdade e que define o seu futuro profissional. Tendo em vista a pressão emocional nessa fase da vida, pesquisadores têm estimulado a prática de meditação, inclusive na escola, cujos benefícios têm sido comprovados ao longo dos tempos: melhora no foco, na criatividade e autorregulação emocional.

O Curso de Meditação da Plena Atenção para Jovens-CMJ- tem duração de três horas e ocorre aos sábados, de 16h às 19horas, também em datas previstas em nosso calendário, divulgado no site da SVM.

Tem como objetivo proporcionar aos jovens instrumentos para experenciar os benefícios da Meditação da Plena Atenção, Mindfulness, com a utilização de recursos didático-pedagógicos audiovisuais, proporcionando assim uma apresentação dinâmica, através do uso de vídeos, músicas, histórias, poesias e práticas conduzidas.

Depoimentos de participantes

“Curso interativo e dinâmico; professores legais.”

“Gostei muito da dinâmica em grupo, do sentimento de paz interior e alívio da ansiedade”.

“Nunca tinha sentido nenhuma experiência com a meditação. Gostei da experiência de hoje, de tentar olhar para mim, sentir o que é o meu corpo. Consegui me acalmar, consegui relaxar”.

“O curso desmistificou todo o conceito que havia criado sobre a meditação da melhor forma possível. O que eu mais gostei foi a sensação de abrir meus olhos e olhar para a mesma sala com mais vida e vigor. Além disso, gostei bastante da condução e da confiança passada” .

“Me ajudou bastante a aprender a me controlar em momentos de ansiedade e nervosismo intensos. Sou muito ansioso por causa da faculdade e isso me ensinou a concentrar e acalmar”.

“Gostei de muitas coisas, difícil até de definir, mas acho que coloco como ponto principal uma coisa que nunca tinha sentido antes que foi: a paz interior”.

“Poder aprender a relaxar e a questão de focar no presente, deixar de sofrer com o que já aconteceu e por antecipação”.