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A prática diária de um check-in consciente

Como estar em pleno contato com sua experiência interna no momento presente.
Bob Stahl
28 de abril, 2016

Um check-in consciente é uma breve prática formal, de no máximo cinco minutos, para verificar como você está se sentindo no momento presente e perceber o que está aqui. Imagine que esteja escaneando o seu clima interior: notando sensações físicas, seu estado de espírito, os pensamentos que vão surgindo e as emoções presentes. Essas três dimensões – sensações físicas, pensamentos e emoções – fornecem uma conexão direta com a experiência vivida e são recursos permanentemente disponíveis durante sua prática da Plena Atenção.

Tente incorporar essa prática à sua rotina diária da melhor forma possível. Faça essa prática em um espaço sossegado onde não seja perturbado nem distraído. Para isso, você pode fechar a porta do escritório, desligar o telefone ou ficar dentro do carro na garagem por alguns instantes antes de entrar em casa na volta do trabalho. Você pode fazer esta prática deitado ou sentado. Se estiver sentado, busque uma postura bem sustentada, equilibrada e ereta, mas não rígida. Recomendamos que feche os olhos, caso se sinta confortável, mas também pode mantê-los entreabertos, sem os fixar em nada.

Leis essas instruções até o final para se familiarizar com a prática, então faça a meditação. Volte ao texto, se precisar, e faça a prática durante três a cinco minutos.

Um Check-In Consciente

  • Valorize seu tempo: Reserve um momento de gratidão por estar se dando tempo e espaço para fazer esta prática. Em meio à agitação das demandas diárias, raramente as pessoas se dispõem, de forma consciente e deliberada, a reservar pelo menos alguns poucos minutos para simplesmente checar como estão. A maior parte tem mais facilidade de fazer isso para um amigo próximo, os filhos ou o cônjuge. Conseguir direcionar esta generosidade para si mesmo é algo que merece reconhecimento e valorização. Com esse pequeno gesto, você está realizando uma mudança, resistindo à tendência de simplesmente ir adiante e, em vez disso, criando tempo e espaço para cuidar de si. Você está declarando e cumprindo uma intenção de olhar-se e realmente ver o que está em seu interior.
  • Gentilmente esteja no momento presente.Agora, traga sua plena atenção para as experiências em seu corpo e em sua mente e para quaisquer pensamentos ou emoções que esteja percebendo, como quer que se apresentem. Não há nenhuma necessidade de julgar, analisar, avaliar ou rever sua experiência. O foco aqui é simplesmente estar por inteiro com você, no presente momento, deixando que tudo seja como é. Se surgir uma tendência de julgar ou compreender coisas, simplesmente perceba, tome conhecimento, e retorne gentilmente à consciência de como você está. Continue dirigindo sua atenção às experiências do corpo, da mente e das emoções durante uns três minutos.
  • Reconheça sua intenção e sua disponibilidade. Antes de encerrar sua prática, reconheça, novamente, sua disposição de estar presente em si e para si, sabendo que, desse modo, está contribuindo para sua inteireza e seu bem-estar.